domingo, 6 de janeiro de 2008

5 Unbelievably Cool Research Facilities

(Peço desculpa pelas seguintes matérias se encontrarem um pouco incompletas, mas é que se eu escrever muito, vocês brevemente perceberão a minha ignorância cientifica. :P )



Estranhas estruturas ... gigantescas máquinas ... tecnologia ao mais alto nível … são alguns dos ícones da ciência que são construídos em prol da investigação.



1. super kamiokande detector, kamioka observatory, japan

Está localizado a 1 km debaixo da terra na mina de Mozumi, na cidade de Hida, Japão.

O Super-Kamiokande, ou simplesmente Super-K, é um observatório de neutrinos.
Foi projectado para estudar os neutrinos solares e neutrinos atmosféricos, procurar por decadência de protões e detectar neutrinos de qualquer supernova que possa existir na nossa galáxia.
Consiste numa estrutura cilíndrica com 41,4 m de altura e 39,3 m de diâmetro que contém 50.000 toneladas de água pura rodeada por cerca de 11.200 tubos fotomultiplicadores.



2. benefield anechoic facility, california, usa
O "Benefield Anechoic Facility" é uma sala para testes acústicos que usa materiais absorventes, mais concretamente a espuma.
É constituída por 816'000 cones concebidos para minimizar a reflexão dos sinais de rádio-frequência.
É a maior sala do género construída até hoje.





3. the z machine, sandia national laboratory, new mexico, usa

A "z-machine" é o maior gerador de raios X existente na terra e é acreditado por muitos como sendo a chave para a compreensão da fusão controlada.

Usa uma breve explosão de intensa electricidade - apenas alguns 10 biliões de segundo - que obriga um gás ionizado à implosão. O pulso cria um campo magnético que aperta as partículas na direcção vertical - que na matemática se denomina por "eixo z".

As colisões resultam em raios X e temperaturas extremamente elevadas.

Em 2006, a máquina inesperadamente produziu plasmas com temperaturas superiores a 3,6 mil milhões °f, ou seja, mais do que o núcleo do sol.



4. very large array, new mexico, usa

Dispostos em forma de (um enorme) "Y", nas planícies de San Augustin, encontram-se 27 antenas de rádio utilizadas essencialmente por astrónomos de todo o mundo.

Cada antena pesa 230 toneladas.

Trata-se de um gigante observatório, cujas dimensões são perceptíveis através da 2ª foto aqui disponível.




5. large hadron collider, cern, switzerland/france

O grande "Hadron Collider", quando concluído,terá como objectivos, recriar as condições metereológicas que se registaram logo após o big bang.

O grande círculo (com 27 km de diâmetro) na 1 º foto é a localização do túnel, que se encontrará localizado aproximadamente a 100 metros abaixo do solo.

Neste, encontrar-se-ão 2 tubos paralelos, cada um transportando protões em direcções opostas à velocidade da luz.


L.

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado. Estava procurando informações sobre neutrinos e cheguei até seu blog. Gostei.

Abraço
Valmir